terça-feira, março 07, 2006

Passatempos

Um dos mais divulgados hobis dos habitantes de Arghalhargh é a reprodução dos conhecimentos existentes, sejam eles quais forem. Fazem-se fotocópias, cópias detalhadas de livros, pinturas, registos sonoros, fotografias, discos, fitas e tudo o mais.

Este facto deve-se, basicamente, à profusão de diferenças entre as pessoas. De que outro modo se podem identificar os conhecidos e os amigos? Só fazendo registos. Registo puxa registo, e daí a pouco temos um passatempo... e como quem não tem mais nada em que pensar... inventa. Como os ingleses que passam dias a fazer ‘Train Spotting[1]’ - um caso típico da inutilidade de algumas ideias e que prova a falência da inteligência face à emergência da insanidade demente. (assunto a tratar noutro capítulo juntamente com o tema educação em Arghalhargh ou no âmbito da transferência de ideias por processos subliminares para gabinetes ministeriais)

Em Arghalhargh tornou-se evidente que para além de terem muitos conhecimentos acumulados não saberiam o que lhes fazer, que o propósito é coleccionar e não criar. Assim criou-se um serviço público próprio para o armazenamento de dados: cada coleccionador entregava os dados ao serviço juntamente com as notas de catalogação. Recebia em troca um documento que provava a adição desse conhecimento à sua colecção.

Dentro de pouco tempo começou a competição por recibos de conhecimentos novos (quem tivesse mais ganhava), só que esses tornavam-se cada vez mais raros o que causava alguns problemas, nomeadamente alguma animosidade entre coleccionadores.

A acumulação de tantos e universais conhecimentos ameaçava fazer colapsar o planeta sobre si próprio criando um buraco negro devido à supergravidade. O Ministério da Física criou várias equipas de trabalho para resolver o problema e salvar o planeta.

É por este facto que o povo Arghalharguiano se tornou na primeira cultura do universo a inventar a ‘pen drive’ antes da invenção da o fogo e da roda.



[1] Train spotting

Rail fans who call themselves "train spotters" make an effort to spot every piece of rolling stock known to exist for a particular railroad company. To this end, they collect and exchange detailed information about the movements of locomotives and other equipment on the railway network, and become very knowledgeable about its operations. Wikipedia